CMCB – São João 2019

2 de julho de 2019 - 11:41 # # #

CMCB – São João 2019

Na última sexta-feira (28), o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, realizou o IV Arraial da Comadre Rachel, como forma de contribuir com a preservação da memória festiva no período Junino, bem como, oportunizar aos alunos e a comunidade familiar e pedagógica uma festa multicultural.

A programação contou com apresentação das tradicionais quadrilhas juninas, tanto infantil como adulta, barracas com comidas típicas e trajes festivos, a fogueira, e, claro o repertório tradicional com banda de música típica Os Lamparinos e o DJ Tiago Mix que fizeram parte do momento de confraternização entre todos que compõem o CMCB, sendo estes o corpo discente, o corpo doscente, os militares que fazem parte da Companhia de Alunos e  os familiares.

Um detalhe muito interessante sobre o Arraial da Comadre Rachel, diz respeito aos alunos do terceiro ano que organizaram a decoração e possuíam uma barraca com comidas e bebidas típicas, a qual teria o lucro convertido para a realização e organização da festa de formatura dos mesmos.

Um pouco sobre a Festa Junina

No Brasil, a festa junina tem caráter multicultural, apesar de suas origens nas festas dos santos populares (Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo), provenientes de Portugal. No Brasil, recebeu o nome “junina”, porque acontece no mês de junho.

Também nominada de “São João” a festa junina é típica e muito tradicional na Região Nordeste, onde o nordestino sempre agradece a colheita aos santos padroeiros populares do período pela boa colheita, por isso a tradição das comidas típicas, tais como: canjica, a pamonha, o mungunzá, o milho cozido, a pipoca, bolo de milho, além do arroz doce, broa de milho, a cocada, o bom bocado, o quentão, o vinho quente, pé de moleque, a batata doce, entre outros.

Arraial é o local onde ocorre a concentração dos festejos, um largo onde barracas são erguidas, com decoração de bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro, sendo comum a programação contemplar as quadrilhas juninas, os forrós, leilões, brindes e os casamentos matutos.