Alunos do CMCB são destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

26 de agosto de 2021 - 09:02

Depois de superar desafios práticos e questões teóricas sobre consumo consciente, meio ambiente e energias renováveis, doze dos nossos alunos do 8º e do 9º anos do Fundamental terminaram como medalhistas da primeira edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética!

Com nove medalhas de ouro e três de prata, além de quatro menções honrosas, (lista completa mais abaixo) os alunos do CMCB tiveram um dos melhores desempenhos coletivos entre todas as escolas participantes da ONEE, que contou com mais de 40 mil estudantes de quatro estados do Brasil.

“Fazer a ONEE foi uma experiência nova! Depois de muitas olimpíadas, essa tinha um formato diferente e por isso fiquei um pouco apreensivo. Mas gostei muito da proposta”, relata o aluno Sérgio Henrique Soares Noronha, do 8ª ano, medalhista de ouro.

“Foi uma olimpíada diferente e interessante. Por ser o primeiro ano em que acontecia, não sabíamos exatamente o que e como estudar, mas com a ajuda do professor tudo se tornou mais fácil. Para quem não sabia o que esperar até pouco tempo antes da prova, a medalha foi um ótimo prêmio”, avalia o aluno Egortchev dos Santos Sousa, do 8ª ano, medalhista de prata.

Ao serem medalhistas na ONEE, nossos alunos ganharam vaga direta na 2ª Fase da Olimpíada Nacional de Ciências. Além disso, ainda podem receber notebooks e uma bolsa no valor de 3 mil reais para fazer cursos de formação em áreas técnicas e científicas. O resultado final das premiações deve sair em setembro.

“Essa olimpíada exigiu habilidades um pouco diferentes do padrão dessas olimpíadas do conhecimento. Além da prova, houve três jogos interativos sobre eficiência energética que tiveram peso relevante na composição da nota final. Acho que o bom desempenho dos nossos alunos reflete um pouco da aptidão deles para encarar desafios que vão além do mero exercício intelectual dos testes comuns”, pontua o tenente Romário Fernandes, professor responsável pela preparação dos alunos para a ONEE.

A ONEE surgiu, em 2021, com o objetivo de criar uma geração de consumidores conscientes, que possam, no presente e no futuro próximo, ser formadores de opinião e multiplicadores das boas práticas no uso da energia elétrica. A iniciativa foi das concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP.