CMCB é destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Física

1 de abril de 2022 - 21:21

Na Olimpíada Brasileira de Física 2021, o CMCB superou em muito suas próprias marcas e saiu com cinco premiados, distribuídos em quatro das cinco categorias da mais tradicional competição estudantil de física do país!

O número é superior ao de qualquer outra escola estadual ou municipal do Brasil e, mesmo se consideradas as instituições federais, houve apenas uma escola pública brasileira, o Colégio Militar de Brasília, que teve mais alunos premiados do que o CMCB.

Ainda para ajudar a dimensionar o feito, em toda a sua história, nossa escola só havia obtido uma única premiação na OBF, no ano de 2019.

O resultado se deve à dedicação da Alice, do Eduardo, do Guilherme, do Carlos e da Cecília, somada ao empenho da nossa equipe olímpica, encabeçada, na área de Física, pelo professor Humberto!

A Olimpíada Brasileira de Física é realizada anualmente por meio da aplicação de provas em três fases eliminatórias: a primeira fase é realizada na própria escola do estudante, a segunda e a terceira fases são realizadas em locais determinados pelo coordenador estadual e participam os estudantes que atingirem um número mínimo de acertos na fase anterior.

A OBF apresenta aos estudantes uma nova maneira de aplicar os seus conhecimentos. Por meio de problemas criativos, busca estimular o raciocínio dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens por essa ciência.

As premiações na Olimpíada Brasileira de Física são aceitas em Processos Seletivos para vários cursos do Ensino Superior em instituições como USP, Unicamp, Unesp, Unifei e FGV.