Clube de Astronomia visita centro de lançamento de foguetes

17 de junho de 2022 - 23:29

O AstroRQ, clube de astronomia do CMCB, visitou nesta terça-feira o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim (RN). Na unidade, a comitiva foi recebida pelo próprio comandante da unidade militar, o coronel-aviador Erivando Pereira Souza, que deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou um panorama geral sobre o CLBI.

Durante a visita, os integrantes do AstroRQ puderam: acompanhar o preparo, o lançamento e o monitoramento dos dados de um balão meteorológico; conhecer exemplares dos foguetes balísticos que são lançados regularmente do CLBI, bem como os lançadores de foguetes utilizados para estes operações; entrar nas instalações especialmente dedicadas ao rastreamento dos veículos orbitais lançados pela Agência Espacial Europeia; participar da Olimpíada de Foguetes de Garrafa PET do CVT-Espacial Augusto Severo; e conhecer uma série de projetos de iniciação científica promovidos no CLBI em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

A visita encerrou com a observação do nascer da Lua, que estava cheia e mais próxima da Terra do que o normal, do alto das falésias da praia da Barreira do Inferno, uma zona militar interditada ao público de onde foi possível ter uma visão incrível da Lua surgindo enorme e amarelada no meio do Atlântico.

O Centro de Lançamento

O CLBI é uma Organização Militar da Força Aérea Brasileira que já realizou centenas de lançamentos de foguetes desde 1965, quando foi inaugurada. Sua infraestrutura, inclusive, chegou a servir ao projeto Apollo, responsável pela ida de seres humanos à Lua entre 1969 e 1972.

Atualmente, o CLBI realiza lançamentos de foguetes balísticos de pequeno e médio porte, além de ser a única instituição não-europeia a atuar no rastreio dos veículos orbitais lançados pelo Centro Espacial da Guiana, pertencente à Agência Espacial Europeia.