CMCB está na final da ONHB

18 de junho de 2022 - 10:29

Pela quarta vez nos últimos cinco anos, o CMCB é finalista da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A equipe que superou seis fases para chegar à final é composta pelas alunas Laisa, Damarys e Esther, do 3º Ano do Ensino Médio, sob orientação do sargento Sudário, professor de história do CMCB. A final presencial, a ser realizada na sede da Unicamp, em Campinas (SP), será em agosto.

Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio. As seis fases online têm duração de uma semana cada.

As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.