PE participa de Sessão Solene em homenagem a João Nogueira Jucá

1 de julho de 2022 - 11:29

Alunos do Pelotão Especial do CMCB, acompanhados de oficiais e praças do CBMCE, participaram nesta quinta-feira de uma sessão solene na Assembleia Legislativa em memória do estudante cearense João Nogueira Jucá, que é considerado um herói por ter ajudado a salvar pacientes da Casa de Saúde César Cals durante um incêndio há 62 anos.

A solenidade ocorre atendendo a requerimento do deputado Elmano Freitas, subscrito pela deputada Augusta Brito. Em sua justificativa, o autor contextualiza os acontecimentos que levaram à participação do jovem João Nogueira Jucá no salvamento dos pacientes.

O ato heróico

O fato ocorreu em 4 de agosto de 1959, quando uma explosão em um depósito de éter deu início a um incêndio, que se espalhou por diversas áreas da instituição.

Ao passar pelo Centro de Fortaleza, por volta das 14h, o estudante João Nogueira Jucá, de 17 anos, deparou-se com o incêndio no local onde hoje funciona o Hospital César Cals.

O jovem enfrentou o fogo e ajudou a salvar algumas pessoas que estavam no interior do prédio. Durante a ação, um tubo de oxigênio explodiu, causando queimaduras graves no estudante, que veio a óbito uma semana após o incêndio.

Por seu ato de coragem, João Nogueira Jucá é considerado herói pelo Corpo de Bombeiros, que instituiu uma medalha com o seu nome. Em novembro de 2021, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou uma lei que instituiu a Semana Estadual João Nogueira Jucá de Prevenção aos Incêndios nas Escolas.