CMCB bate a meta no IDEB e é destaque estadual

5 de dezembro de 2022 - 12:10

O CMCB obteve um resultado de destaque no IDEB 2021. Além de ter batido a meta de desempenho estabelecida a partir da edição anterior, crescendo de 6,1 para 6,5, a escola teve o melhor resultado da rede estadual em Fortaleza e o quinto melhor entre todas as escolas estaduais do Ceará.

“O resultado é fruto de um trabalho consistente, que foi capaz de superar as barreiras imposta pela pandemia e atingiu as metas estabelecidas apesar dos percalços que surgiram pelo caminho. E a nossa expectativa é melhorar ainda mais para o próximo IDEB”, avalia o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do CMCB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.