Um Ano Novo iluminado (como o CMCB se tornou em 2022!)

31 de dezembro de 2022 - 18:45

Um ano bem iluminado, é o nosso desejo para cada um no ano que chega. Isso na melhor das intenções de partilhar com os outros o que de bom tivemos em 2022. Porque por aqui a revolução luminosa foi bastante significativa. Da fachada principal ao interior das salas de aula, quase tudo ganhou novas luzes ao longo deste ano.

“Temos orgulho do nome e das tradições dessa escola e por isso consideramos essencial que a marca dela esteja evidente em todas as fachadas e entradas da escola. De dia, pela presença dos logotipos. De noite, por uma iluminação adequada que a realce na paisagem noturna”, explica o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do CMCB.

Uma das primeiras medidas adotadas pela atual gestão foi o ajuste das fachadas, com a pintura do nome da escola no muro externo e a colocação da logomarca nas fachadas, propiciando a devida identificação visual da instituição por quem chegue ou passe por ela. A iluminação desses marcos visuais, assegurando sua visibilidade noturna, também foi garantida pelo projeto.

A mesma luz com que foram pensados os marcos externos foi lançada também sobre os espaços internos do CMCB. Com base em medições conduzidas por uma equipe profissional com o uso de um luxímetro, a quantidade e a potência das lâmpadas de todas as salas da escola foi redimensionada, de forma a garantir um conforto luminoso compatível com os usos de cada tipo de espaço.

“Ainda na busca por prover nossos alunos com as melhores condições, inspiradas no que vimos em visitas às escolas particulares de referência no Ceará, nós reestruturamos os auditórios da escola e várias salas também com recursos audiovisuais”, explica o comandante.

Atualmente o único auditório que a escola possuía teve capacidade de público quase dobrada – alcançando quase 120 lugares – com a construção de um patamar elevado para a área da lousa, que também foi ampliada. Além disso, outra sala, com distribuição em patamares que se elevam gradualmente da frente para o fundo, foi transformada num segundo auditório, para 60 pessoas. Ambas as salas, além de terem as condições luminosas e térmicas ajustadas, foram equipadas com estrutura completa de som e projeção. “É só o professor chegar, conectar o notebook, que inclusive todos receberem do Estado, e dar a aula usando todos os recursos audiovisuais que tiver planejado”, pontua o tenente-coronel Albert.

Os mesmos recursos já se encontram também nas três salas de aula do 3º Ano do Ensino Médio, que comportam confortavelmente 40 alunos, e estão em vias de implementação nas outras 22 salas de aula que a escola possui.

Mas como o ensino não se dá exclusivamente nas salas de aula, não poderíamos deixar de mencionar as melhorias realizadas nos laboratórios da escola, espaços dedicados à aprendizagem prática em áreas específicas que são ferramentas didáticas essenciais. Os tradicionais laboratórios de física, química e biologia, submetidos aos mesmos ajustes térmicos e luminosos já mencionados, passaram por uma reorganização, visando a otimizar o uso desses espaços. Já o laboratório de informática, que tinha capacidade para 20 computadores, está sendo remanejada por uma sala maior e passará a comportar 35 máquinas, permitindo que cada aluno de uma turma possa utilizar sua própria máquina durante as aulas.

“A gente percebeu nas escolas de ponta da cidade a importância desses espaços didáticos diferenciados. Por isso decidimos investir nos laboratórios também na ampliação da estrutura da biblioteca, que agora conta com sala de estudos com cabines individuais e também com um espaço para a realização de trabalhos em grupo”, pondera o comandante.

A biblioteca da escola teve a estrutura ampliada para comportar os novos espaços. De um lado, foram colocadas dezenas de cabines individuais para o aluno que queira um espaço adequado para estudar fora do horário de aulas. Do outro, um espaço amplo, com mesas, para trabalhos e pesquisas em grupo.

É com essas novidades que encerramos o ano por aqui. E é com a alegria nascida de tantas mudanças para melhor que nós começamos 2023, convidando toda a comunidade escolar a seguir conosco em mais uma jornada letiva a ser vivenciada com bom ânimo e firmeza de propósitos! Feliz Ano Novo!