Diretor do CMCB completa um ano à frente da escola

24 de maio de 2023 - 11:15 #

Há um ano, o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda assumiu a direção do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) com uma visão clara em mente: transformar a instituição em um centro de excelência em educação. Durante esse período, uma série de mudanças físicas e organizacionais foram implementadas, resultando em uma escola moderna e inspiradora.

Uma das primeiras mudanças notáveis foi a nova fachada do colégio. Ela recebeu uma identidade visual arrojada e de fácil visualização, refletindo a nova era de inovação e progresso que o CMCB estava prestes a vivenciar. Essa nova identidade se estendeu por toda a escola, criando um ambiente estimulante para os alunos.

As salas de aula também passaram por ajustes significativos, visando garantir o máximo conforto térmico e luminoso. O objetivo era proporcionar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos estudantes. Agora, os alunos desfrutam de uma atmosfera mais agradável, que potencializa a concentração e o processo de aprendizado.

Nos corredores do colégio, banners com fotos de alunos e ex-alunos foram instalados, com o intuito de inspirar todos a se dedicarem para alcançar seus objetivos. A história de sucesso de ex-alunos serve como uma fonte de motivação constante para os estudantes, incentivando-os a buscar a excelência acadêmica e pessoal.

Um destaque da gestão atual foi a retomada dos laboratórios técnico-científicos da escola. Além da ampliação do laboratório de informática, conduzido para um espaço ampliado que permitiu dobrar o número de máquinas, os demais laboratórios estão plenamente funcionais, permitindo que alunos de todas as séries estudem por meio da observação e da experimentação prática. Essa abordagem hands-on proporciona uma educação mais dinâmica e enriquecedora, preparando os estudantes para os desafios do mundo real.

O único auditório que a escola possuía teve capacidade de público quase dobrada – aproximando-se de 120 lugares – com a construção de um patamar elevado para a área da lousa, que também foi ampliada. Além disso, outra sala, com distribuição em patamares que se elevam gradualmente da frente para o fundo, foi transformada num segundo auditório, para 60 pessoas. Ambas as salas, além de terem as condições luminosas e térmicas ajustadas, foram equipadas com estrutura completa de som e projeção.

A biblioteca da escola teve a estrutura ampliada para comportar os novos espaços. De um lado, foram colocadas dezenas de cabines individuais para o aluno que queira um espaço adequado para estudar fora do horário de aulas. Do outro, um espaço amplo, com mesas, para trabalhos e pesquisas em grupo.

O esporte também ganhou destaque no CMCB durante esse primeiro ano de gestão. Nas quadras, piscinas, dojô e sala de musculação, dezenas de turmas aprendem e aprimoram técnicas em diversas modalidades esportivas. O diretor reconhece a importância do esporte não apenas como atividade física, mas também como um meio de promover disciplina, trabalho em equipe e resiliência nos alunos.

E as melhorias não param por aí. Em breve, o colégio contará com telas multimídia de última geração e um equipamento projetor de imagem dotado de touch screen. Esses recursos tecnológicos de ponta ajudarão a elevar ainda mais os resultados de destaque que o CMCB vem obtendo em vestibulares, olimpíadas e concursos. Os alunos terão acesso a uma educação ainda mais interativa e dinâmica, preparando-os para um futuro cada vez mais digital.