CMCB Abre a primeira turma preparatória para o ITA

7 de março de 2024 - 15:58

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB

No dia 17 de fevereiro de 2024, foi realizada a seleção entre os alunos do nono ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros CMCB para comporem a primeira turma preparatória para o ITA, iniciando as aulas do período de adaptação no dia 26 de fevereiro de 2024, composta 56 bravos alunos. No dia 20 de março acontecerá a aula magna da turma ministrada pelo ex-aluno do CMCB Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti, formado Engenheiro Aeronáutico no ITA com a maior média geral de toda a história da instituição: 9,81.

DESBRAVADORES

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fundado em 1950, é uma instituição de ensino superior referência em engenharia e tecnologia no Brasil, sendo reconhecido por seu rigor acadêmico e excelência na formação de profissionais, o ITA atrai os melhores alunos do país, cenário onde se destaca a participação dos cearenses. Na década de 1970, início da participação cearense no vestibular do ITA, houve aprovações pontuais. Na década de 1980, foi observado o aumento gradual no número de aprovados, com destaque para a criação de colégios especializados na preparação para esse vestibular. Na década de 1990, houve a consolidação do Ceará com a conquista de 1º lugar em 1998. Atualmente, observa-se a hegemonia cearense no vestibular do ITA, com o estado figurando entre os líderes em aprovações ano após ano graças à cultura de valorização da educação empregada pelo governo estadual. A valorização educacional é o principal caminho para o sucesso e para a transformação social no Ceará, sempre desenvolvendo um trabalho árduo, dedicado aos alunos que, com afinco aos estudos, buscam um alto padrão de excelência. A qualidade dos colégios e dos cursos preparatórios do Ceará demonstra a existência de professores experientes e de métodos eficazes, sem esquecer do importante apoio familiar e social prestado aos estudantes. As famílias e a comunidade cearense incentivam e apoiam os jovens que desejam ingressar no ITA. O futuro do ITA e dos cearenses se entrelaçam em um caminho de excelência e constante busca pelo conhecimento. A tradição e o sucesso continuarão a ser escrita com a dedicação dos alunos e o apoio do governo estadual. Baseando-se nessa tradição e dedicação, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), lança um projeto inovador no âmbito da educação pública nacional, que objetiva a preparação dos estudantes por meio da constituição de uma turma pré-ITA – Desbravadores – composta por professores detentores de uma ampla experiência pedagógica e formação acadêmica.

Tendo em vista a recente criação da sede ITA no estado do Ceará e a promessa do Excelentíssimo senhor Governador do Estado do Ceará para a criação de turmas preparatórias voltadas à esse concurso no âmbito das escolas públicas estaduais de ensino, o CMCB visa iniciar uma preparação para o vestibular do ITA seguindo um modelo distinto do que é atualmente implementado pelas escolas estaduais. Para tal, é preciso adaptar a grade curricular para essa nova realidade, implantando conteúdos e metodologias adotadas por renomadas instituições de ensino regular do país que apresentam altos índices de aprovação no vestibular do ITA.

O objetivo geral do projeto CMCB rumo ao ITA, é preparar os alunos do CMCB para o vestibular do ITA, com base na grade curricular dos principais cursos de formação do estado. Para tal, é necessária a implementação de dois turnos (manhã e tarde) de ensino, aumentando a carga horária semanal de 30 para 45 horas, tendo em vista o volume de conteúdos cobrados no vestibular do ITA.