Mês de Conscientização sobre o Autismo
7 de abril de 2025 - 11:30 #Mês de Conscientização sobre o Autismo
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Conscientização sobre o Autismo
Abril é reconhecido mundialmente como o Mês de Conscientização sobre o Autismo, uma iniciativa criada pela ONU em 2007 para promover a inclusão e reduzir o preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Dia Mundial do Autismo (2 de abril). Nesta data, e ao longo do mês, são realizadas campanhas, palestras e ações que visam: Divulgar informações sobre o autismo. Combater a discriminação e promover a inclusão, sensibilizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com TEA. Apoiar essa causa é fundamental para construirmos uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.
Participe!
Crachás e cordões
Neste mês de conscientização sobre o autismo, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), em iniciativa voluntária, disponibilizará dois modelos de crachás com seus respectivos cordões de identificação:
Cordão Quebra-Cabeça – Reconhecido internacionalmente como símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), será utilizado para identificar estudantes com esse transtorno, promovendo maior compreensão e acolhimento.
Cordão de Girassóis – Em conformidade com a Lei nº 14.624/2023, este cordão é destinado à identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, condições que não são imediatamente perceptíveis. Entre elas estão: surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neurodivergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.
Os pais ou responsáveis que tiverem interesse em receber o crachá e o cordão correspondente devem procurar a Companhia de Alunos do CMCB.
Essa ação tem como objetivo contribuir para a inclusão, o respeito e o bem-estar de todos os estudantes, valorizando suas individualidades e necessidades específicas.