Colégio dos Bombeiros entrega brevês para fanfarra e EsIM
25 de agosto de 2025 - 09:58 #Colégio dos Bombeiros entrega brevês para fanfarra e EsIM #Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz CMCB)
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) realizou uma marcante formatura. Nesta sexta-feira, 22 de agosto, entregou brevês aos novos integrantes da Fanfarra. Além disso, alunos da Escola de Instrução Militar (EsIM) receberam seus distintivos. A cerimônia celebrou civismo, reconhecimento e dedicação estudantil. A iniciativa, portanto, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos.
Inicialmente, a solenidade iniciou com a entrada de autoridades militares. Essa abertura, aliás, sublinhou o reconhecimento aos jovens. O Tenente Coronel Joilton Moura de Menezes, Comandante e Diretor do CMCB, presidiu a solenidade. Em seguida, o Capitão Edinísio Brito Passos acompanhou-o. Este serve, por exemplo, como Subcomandante da Companhia de Alunos. Adicionalmente, representantes da EsIM de Fortaleza estiveram presentes. Isso inclui o Subtenente Oliveira, Chefe de Instrução. A Terceiro Sargento Luana, Auxiliar, também marcou presença.
Brevês da Fanfarra
A Fanfarra do CMCB abriu a formatura. Este pelotão de alunos, aliás, possui rica história. O Maestro Walter, então Tenente, fundou a Fanfarra em 1999. É, de fato, o pelotão de alunos mais antigo da instituição. Em um momento de emoção, Liam Brito solicitou a entrega dos brevês. Ele é aluno do 3º ano e comanda a Fanfarra. O brevê, afinal, simboliza pertencimento e orgulho. O cerimonial, por sua vez, destacou a evolução do grupo. Por 26 anos, a túnica cinza foi seu símbolo oficial. Atualmente, contudo, a Fanfarra inova com novos braçais. Estes representam o reconhecimento da contribuição da Fanfarra. Eles também simbolizam seu compromisso. Amigos e familiares, portanto, entregaram os brevês. Essa ação marcou a incorporação dos novos membros. Todos, assim, se uniram à celebração. Desse modo, honraram os jovens músicos e marchantes.
Distintivos da Escola de Instrução Militar (EsIM)
Em seguida, a solenidade prosseguiu. A turma de alunos da EsIM, matriculados em 2025, ingressou. Após honras ao Tenente Coronel Menezes, Valentina Mele apresentou a tropa. Este foi um momento de rigor e disciplina. A execução do Hino Nacional Brasileiro, então, se seguiu. Todos os presentes, aliás, tomaram posição de respeito. A entrega dos distintivos da EsIM ressalta a união. Para os novos integrantes, além disso, é um marco. O Comando da 10ª Região Militar autorizou o uso do distintivo. Essa permissão ocorreu em 14 de agosto de 2025. O distintivo pode ser usado no uniforme de trânsito do CMCB. Ele consolida, assim, a parceria entre as instituições. Os alunos Mele, Tavares, Santos, Rocha e Egortchev criaram o distintivo. Eles receberam merecido destaque. Foram, desse modo, convidados ao palanque. Lá, autoridades entregaram seus distintivos. Posteriormente, padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos. O ato, enfim, representou apoio e carinho aos afilhados.
Encerramento
Por fim, o Subtenente Oliveira e o Tenente-Coronel Menezes falaram. O Subtenente é Chefe de Instrução da EsIM. O Coronel, por sua vez, Comandante e Diretor do CMCB. Ambos, ademais, expressaram satisfação e orgulho. Eles valorizaram, portanto, os alunos e as instituições. A Aluna Mele conduziu o encerramento oficial. Ela, inclusive, solicitou permissão para dar destino à tropa. O Tenente Coronel Menezes agradeceu a todos. Eles abrilhantaram a cerimônia. Além disso, o cerimonial informou sobre as fotos. O link estará no Instagram oficial. A saber, será disponibilizado até o fim do dia. Assim, todos reviverão os momentos especiais.