Alunos do CMCB visitam o Museu do Corpo de Bombeiros

11 de setembro de 2025 - 10:53 # #

Museu do Corpo de Bombeiros (MCB) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Alunos do CMCB visitam o Museu do Corpo de Bombeiros

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)

Nesta quinta-feira, 4 de setembro, os alunos do 5º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB), tiveram uma aula de campo realizada no Museu do Corpo de Bombeiros.

A princípio, a aula foi conduzida pelos docentes Erasmo Nobre e Ítalo Ricardo, professores das disciplinas de Geografia e História.

Bem como, a aula de campo teve como intuito perceber aspectos histórico geográficos presentes nas obras do Museu.

Assim como, da edificação histórica e seu entorno, com reflexões acerca das transformações ocorridas no Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ao longo dos anos.

Os alunos foram recebidas pelo Sargento Teixeira, que conduziu toda a visita trazendo uma enriquecedora aula sobre a história do Corpo de Bombeiros. 

O Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)

O Museu do CBMCE funciona em um edifício emblemático. Conhecido como Casarão Vermelho, ele foi projetado em 1934. O engenheiro militar Capitão José Rodrigues da Silva o idealizou. O prédio passou por um processo de recuperação. Sua revitalização ocorreu em 2024. Hoje, ele é tombado pela lei 9108/2006. O museu se propõe a conservar o patrimônio histórico. Ele também se torna um centro cultural importante. O comandante-geral do CBMCE, coronel José Cláudio Barreto, expressou sua honra. Ele destacou a abertura do museu à sociedade. “Temos que receber sim”, afirmou o coronel.

A exposição permanente do museu narra a trajetória da corporação. Ela abrange desde 1925 até os dias atuais. O projeto expográfico é do sargento Kilder Teixeira. A mostra enfatiza a humanidade dos bombeiros. Suas histórias, desafios e conquistas são evidenciadas. Personagens marcantes são homenageados. O espaço reúne fotos e artefatos significativos. Eles destacam eventos importantes. A presença do CBMCE na sociedade é consolidada. A narrativa também contempla o próprio edifício. Ele teve sua memória arquitetônica e funcional preservada.

Como agendar visita guiada?

O museu já está disponível ao público geral. As visitas agendadas ocorrem às terças e quintas-feiras, às 9h. Escolas e grupos fechados podem fazer contato. O e-mail museu.corpodebombeiros@cb.ce.gov.br está disponível. Aos sábados, o público geral pode visitar. Há turmas às 9h e 10h30min. O endereço é Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga. A entrada é gratuita.

Em síntese, a equipe do museu é composta por dedicados profissionais. Subtenente Salviano Ribeiro dos Santos Filho é o Diretor/Comandante. O 2º Tenente Francisco Romão da Silva Filho atua como auxiliar. Subtenente Moisés Nascimento da Silva é conservador e restaurador. Subtenentes José Evandro Alves da Silva e Fernando Antonio Sales cuidam da segurança e portaria. Maria Claudete Siqueira Carneiro, Cláudia, é a secretária.

Regras básicas

Visitantes devem seguir algumas regras. Não é permitido encostar nas obras. Fotos sem flash são autorizadas. O consumo de alimentos é proibido dentro do museu. A cartilha do visitante orienta o comportamento. Respeito aos funcionários é fundamental. A integridade do Casarão Vermelho deve ser mantida. Esta nova fase do museu inspira futuras gerações. Ela valoriza quem arrisca a vida pelo próximo.

Link da matéria da TVC

rodapé 100 anos