CMCB Celebra 797 Medalhas e Estabelece Meta de 1.000 Premiações em 2025
14 de setembro de 2025 - 14:27 #CMCB Celebra 797 Medalhas e Estabelece Meta de 1.000 Premiações em 2025 #Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Instituição pública estadual vinculada à SEDUC, o CMCB se destaca em olimpíadas nacionais e internacionais. O Programa Prepara ITA, fruto de parceria com a Organização Educacional Farias Brito, é responsável por grande parte das conquistas.
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), alcançou a marca histórica de cerca de 797 medalhas em olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais, consolidando-se como uma das escolas públicas mais premiadas do Brasil.
As conquistas
Grande parte dessas conquistas é atribuída aos estudantes do Programa Prepara ITA, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, executada pela Secretaria da Educação (SEDUC) em parceria com a Organização Educacional Farias Brito. O programa forma turmas de alto rendimento e tem contribuído significativamente para o desempenho olímpico da escola, respondendo por um número expressivo das medalhas obtidas.
As conquistas abrangem diversas áreas do conhecimento — Matemática, Física, Química, Biologia, Astronomia e Língua Inglesa — com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
“O desempenho dos nossos alunos é fruto de planejamento, dedicação e muito trabalho coletivo. Cada medalha representa o esforço conjunto de estudantes, professores e gestores, além da família ”, destaca o Cel. Albert Arruda, diretor-geral do CMCB.
A Política Pública de Educação
O êxito é resultado de uma política pública de ensino do Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação Básica e parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Onde a integração das diretrizes da SEDUC aplicadas a gestão escolar e corpo docente. São peças-chave nesse processo, em que destacamos os nossos alunos, seus pais e responsáveis, a direção da escola, os seus coordenadores pedagógicos, professores, bombeiros militares e funcionários civis.
Com base nesse sucesso, a instituição estabelece para 2025 uma meta audaciosa: alcançar 1.000 premiações, envolvendo cerca de 938 estudantes do ensino fundamental e médio.
Em 2024, os alunos do CMCB conquistaram 506 premiações em olimpíadas do conhecimento. Já em julho de 2025, a instituição superou esse número, alcançando 509 medalhas — um resultado inédito que evidencia a eficácia de uma política pública de ensino pautada em excelência acadêmica, disciplina e protagonismo estudantil.
Esse avanço expressivo reflete a solidez de um projeto pedagógico que valoriza o desempenho intelectual, promove o engajamento dos alunos e conta com o apoio ativo das famílias. Mais do que números, essas conquistas representam a consolidação de uma cultura educacional voltada para a formação integral, científica e cidadã.
O CMCB reafirma, assim, seu compromisso com a educação pública de qualidade, voltada para o desenvolvimento de líderes preparados para os desafios contemporâneos.
Direção e Coordenação de Ensino e Pedagógica
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB/CBMCE
Sobre o CMCB
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) é uma escola pública estadual, vinculada à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Reconhecido pela excelência acadêmica e pela formação integral de seus alunos, o CMCB alia tradição militar, inovação pedagógica e forte incentivo à participação em olimpíadas científicas e competições de conhecimento.