CMCB participa da Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar

19 de setembro de 2025 - 09:40 #

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CMCB participa da Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar

A Cantora, mestre de cerimônia e comediante Juliana Maia prestigiou a guarda de honra dos alunos do CMCB

A princípio, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 18 horas, no Complexo Cultural Estação das Artes, na Rua Doutor João Moreira no Centro de Fortaleza/CE. Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) realizaram a guarda de honra na Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar.

Programação

A programação da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar segue nesta sexta-feira (19) com foco em soluções de longo prazo para a alimentação escolar e sistemas alimentares sustentáveis. Entre os destaques está uma reunião com ministros das finanças e representantes de instituições financeiras internacionais, dedicada à apresentação de estratégias de financiamento sustentável e mecanismos inovadores de investimento, incluindo a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Os debates abordarão formas de tornar a produção e o consumo de alimentos mais responsáveis do ponto de vista ambiental, em sintonia com os compromissos que serão discutidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro, em Belém (PA).

Também estarão em pauta o papel da alimentação escolar como rede estratégica de proteção social, a contribuição das cidades para a inovação local e a importância das parcerias entre governos, sociedade civil e organismos internacionais para ampliar o alcance das políticas de alimentação escolar.

O encontro será encerrado com uma chamada global à ação, reafirmando o compromisso de garantir refeições saudáveis a 150 milhões de crianças em todo o mundo.

Reunião ministerial

Organizada sob a liderança do presidente do Brasil, a 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar reunirá, no CEC, representantes ministeriais dos Estados-Membros da Coalizão e das principais organizações parceiras. O encontro será um espaço estratégico para mobilizar tomadores de decisão e parceiros a investir em programas de alimentação escolar, reforçando o papel dessa política pública como um imperativo social e econômico e como resposta a desafios globais, como a fome e a má nutrição. Um dos objetivos centrais é impulsionar o compromisso internacional de garantir refeições saudáveis para mais 150 milhões de crianças em todo o mundo.

A cúpula também fará um balanço dos avanços obtidos desde sua primeira edição, em 2023, compartilhando evidências científicas, experiências bem-sucedidas e apresentando o relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2025”. Além de ampliar redes de cooperação e promover novas parcerias entre países e instituições, o evento será marcado pelo lançamento do Acelerador de Impacto da Alimentação Escolar, iniciativa vinculada à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que busca fomentar inovação e soluções de longo prazo para o setor.

Prioridades da Coalizão para Alimentação Escolar

O Grupo de Trabalho Global da Coalizão para a Alimentação Escolar definiu, durante sua segunda reunião ministerial, realizada em Nairóbi, em 29 de outubro de 2024, seis prioridades estratégicas para fortalecer os programas de alimentação escolar no mundo. A principal meta é transformar o tema em prioridade política e fiscal global, ampliando o acesso a financiamento sustentável e garantindo a expansão de programas de qualidade.

As ações incluem incentivar os países a acelerar a implementação de políticas nacionais, fortalecer as evidências científicas para decisões mais assertivas, medir resultados e reportar o progresso da coalizão. Também foram destacadas a necessidade de capacitar cidades e municípios para avançar nas soluções locais e garantir participação de alto nível na próxima Reunião Global da Coalizão, que acontecerá no Brasil em 2025, além de apoiar encontros adicionais para ampliar a agenda de advocacy.

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) .