CMCB – Homenageado pela Assembleia Legislativa no Dia da Literatura Cearense

22 de novembro de 2017 - 18:11

No dia 21de novembro de 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) membro orgânico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará foi homenageado pela ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ (ALCE) por ocasião do Dia da Literatura Cearense. Um iniciativa do Exmo. Sr Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto (Duquinha) por ocasião do 107 anos de aniversário de Rachel de Queiroz, comemorado do dia 17 de novembro, bem como o dia da Literatura Cearense, que nosso CMCB tem a honra de ter seu nome.

O Colégio dos Bombeiros epônimo da Rachel de Queiroz foi destacado pelos inúmeros resultados positivos alcançados em 2017, nas mais diversas instituições e esferas, como no SISU, ENEM, Olimpíadas de Matemática, Física, Geografia, Astronomia e Redação dentre outras, com marcas históricas e indeléveis, onde nos posicionamos como a primeira escola pública em resultados positivos do Estado no ensino fundamental e médio, graças a um hercúleo trabalho de equipe e compromisso com a educação do nosso Estado.

O Deputado Estadual Manoel Duca (Duquinha) destacou os resultados alcançados pelo CMCB – “O que muito nos orgulha de termos um Colégio Militar do Corpo de Bombeiros capitaneando a Educação Cearense com seus resultados alvissareiros”, enquanto que o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Heraldo Maia Pacheco, lembrou os idos passados quando teve a oportunidade de ser professor e contribuir com o ensino de nossos jovens, que muitos desses alunos, que passaram pelo CMCB, hoje são membros do Corpo de Bombeiros Militar, sendo destaca a Cap BM Samila, que se encontra presente e emocionou-se, junto com o nosso Comandante, “tive a oportunidade de ser professor da Capitã Juliany, Capitã Samila e Aspirante Bia Úrsula, dentre outros” e, hoje estes dão a sua contribuição.

Foram entregues Placas Comemorativas ao Dia da Literatura Cearense e aniversário natalício da escritora Rachel de Queiroz, epônimo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará as seguintes personalidades: Professora Decelis Maria Rodrigues Camelo, Sargento Cristiano Ferreira da Silva, Sargento Anselmo Lúcio de Sousa, Subtenente Jorge Monteiro Morais, Subtenente Francisco Reginaldo Teixeira e Tenente Elves Alves de Sousa, Coronel Comandante Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), José Nildson de Oliveira e ao Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Heraldo Maia Pacheco.

Por ocasião da homenagem, o Colégio destacou os seus “Amigos do CMCB” por meio da entrega do título, bóton e mimo (uma caneta personalizada do CMCB) as seguintes personalidades: Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto, Coronel Comandante Geral da Policia Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Mota Viana, Coronel Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Luiz Carlos Viana, Coronel Coordenador da Coordenadoria Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Francisco William Lopes Rodrigues, Coronel Coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Ronaldo Roque Araújo, Coronel Diretor do Colégio da Policia Militar General Edgar Facó, Francisco Romero Praciano Mendes, Tenente Coronel Comandante da 7a Seção de Bombeiros do 1o Grupamento de Incêndio, Francisco Luís de Carvalho Rodrigues, Tenente Coronel Comandante adjunto da 7a Seção de Bombeiros do 1o Grupamento de Incêndio, Leandro Silva Nogueira e o Major PM – Comandante da AIS 04 – 1o Cia / 5o Batalhão, Otoniel Nascimento de Oliveira.

Foi apresentada a peça “O Quinze” no Plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), com a coreografia, concepção e pesquisa sonora do professor Jessé Anastácio, o 2o Ano médio do CMCB representou o espetáculo baseado na obra de Rachel de Queiroz, que foi publicado pela primeira vez em 1930, quando a autora tinha apenas 19 anos.. A obra apresenta com maestria os detalhes de uma retirada e as dificuldades enfrentadas por uma família durante a grande seca de 1915. Nesse sentido, 25 interpretes (alunos), se apresentaram proporcionando um verdadeiro espetáculo de arte cênica e dança.

Nascido e criado dentro de uma Instituição Militar, o CMCB tem insofismável exemplo de que a farda e o livro – caserna e escrita caminham juntos, em harmonia, parceria e irmandade.

Os indicadores educacionais brasileiros estão ai a comprovar. Em matéria de educação, não lhe há tarefa impossível. Motivo a desafios, sua glória é formar verdadeiros cidadãos, vocacionados a bem servir sua Pátria e a justa sociedade que a compõe.