Homenagem de um Pai ao CMCB

5 de setembro de 2017 - 13:22

TEXTO-HOMENAGEM

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará: campanha solidária, concurso de redação e uma perspectiva derivada

Dia do “McDia Feliz” 2017: 26 de Agosto (ver no Google http://mcdiafeliz.org.br/).

1 Aspecto aforístico

“Evidentemente a dor existencial agrava-se com a dor psicofísica.” São poucos que se levantam para socorrer o ser humano em sofrimento — enquanto muitos contribuem para piorar o mal que acomete a saúde física e mental dos outros.

2 Iniciativa e enfrentamento

Oportunamente ou em “sonho providencial”, entrou em combate contra um martírio infantojuvenil o Colégio dos Bombeiros, juntando-se a outros segmentos que adotaram projetos congêneres.

Na gestão do seu Comandante e Diretor-Geral — Sua Senhoria, Ilmo. Sr. Cel BM Nildson Oliveira —, o Colégio aderiu à campanha “McDia Feliz”, realizando um Concurso de Redação sob o título a “Força do Bem”, aplicado ao 5º Ano Fundamental do seu corpo discente (ver no Googlehttps://www.cm.cb.ce.gov.br/).

3 Finalidades da competição

Essa iniciativa teve duas finalidades: a) promover o conhecimento relativo à mencionada Campanha (ver também no Google http://mcdiafeliz.org.br/campanha/); e b) despertar nos alunos a virtude de fazer o bem por meio de ação fraternal para enfrentar o câncer em criança e adolescente.

4 Expectativa da solidariedade

Quanto ao efeito do “intercâmbio fraterno”, externamos a expectativa de resultado muito favorável, pois trata-se de uma ação coletiva e solidária, de elevado valor humanitário e urgente.

Externamos também a esperança de haver sido realizado o intento de fazer “pulsar o coração dos estudantes”, ou que seja sensibilizá-los, para ajudarem a aliviar a dor de um segmento social atingido pelo câncer, visto que “a semente é boa e o terreno é fértil” (para combater a doença).

5 Perspectiva derivada

Observado em uma perspectiva derivada, o evento aludido refletiu — por extensão — mais uma iniciativa, que foi estimular os alunos a redigirem corretamente, “mostrando-lhes também o esplêndido caminho da arte de escrever”.

6 Por exemplo

Bem assim, nesse contexto, a alegria de ver a minha filha Renata fazer uma redação que se classificou em lugar de destaque gerou em mim um sentimento de emoção indescritível: do genitor que se interessa pelo estudo da filha ao “pai mais feliz do Mundo”!

Ela “passou” em dois testes: de falar sobre o amor ao próximo — tomou parte em uma tarefa contributiva para a vida daquelas crianças em tratamento de câncer; e de fazer redação com linguagem simples, correta e adequada, transmitindo para o público-alvo a mensagem desejada.

Portanto, um objetivo subentendido que aparece na Campanha foi “estimular a arte da escrita”.

7 Pergunta curiosa

A propósito curioso: quem terá sido o primeiro escritor da Humanidade? Jesus Cristo escreveu?(ver no Googlehttp://www.depositodafe.com/2009/09/qualquer-cristao-catolico-evangelico.html).

8 Motivação da escrita

Já não é animador o ato de escrever e, muito menos, escrever bem. Mas, ao juntar-se na luta contra uma doença, o Colégio criou também um motivo que levou os alunos a escreverem com desenvoltura.

E considerando seu elevado nível de ensino, supomos que a Comissão Julgadora tenha encontrado muita dificuldade para definir “o texto primeiro colocado”.

9 Agradecimentos

Agradecemos com louvor à professora Elvira Lima, de Redação — a quem o Colégio incumbiu a tarefa de ensinar a técnica de redigir.

O ofício de escrever tem sido (na nossa opinião) um trabalho de gosto refinado e de raríssimo interesse no meio das pessoas em geral.

Em brilhante cerimônia, foi muita honraria recebida: ver a filha, sendo solenemente homenageada no palanque, ao lado de Autoridades, Professores, Pessoal de Apoio e Corpo de Alunos em forma.

Somos muito agradecido a todos, com apreço e distinção.

Em Tempo:

O Autor usou o “plural de modéstia nós” onde foi cabível. O texto acima passou por várias modificações em dois dias, até chegar à composição final como se encontra.

Valdir Loureiro de Sousa

Pai da AL Renata Martins Loureiro Alencar

Do 5º Ano Fundamental, Turma A, Manhã, do CMCB.