Colégio dos Bombeiros abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos
29 de janeiro de 2024 - 08:35
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) abriu inscrições para formação de mais uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São ofertadas 35 vagas dentro da modalidade de ensino voltada ao público que não completou os estudos ou não teve acesso à educação formal na idade certa. A princípio, a pré-inscrição é online e realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de pré-matrícula.
Importante: As inscrições ficam abertas até 02 de fevereiro.
Após a pré-inscrição, os interessados precisam comparecer ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, situado na Rua Adriano Martins, 436 – Jacarecanga – Fortaleza, entre 18h e 21h. A documentação exigida, incluindo cópias e originais, é a seguinte: pasta escolar, RG e CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e comprovante de escolaridade.
A EJA do Colégio do Corpo de Bombeiros possui aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Os interessados devem ter a idade mínima de 18 anos no ato da matrícula. A duração do curso é de 18 meses (um ano e meio).
Benefícios
Segundo o subtenente Adeirton Cavalcante, responsável pelas matrículas, os alunos da EJA do CMCB, além de contarem com toda a estrutura da escola, como salas de aula climatizadas, segurança, merenda escolar de qualidade e professores gabaritados, terão os direitos e benefícios tal como outros estudantes do ensino público. O militar destaca: “As duas grandes novidades são o Passe Livre Estudantil que é um benefício que garante duas passagens gratuitas no transporte público em Fortaleza nos dias letivos e o Pé-de-Meia que beneficiará estudantes de 19 a 24 anos que se enquadrem e que cumpram todos os requisitos do programa.”
Breve histórico
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz foi criada no ano 2000. A EJA tinha como propósito inicial a formação de bombeiros e funcionários da corporação que ainda não haviam concluído o ensino médio. Em seguida, foram incorporados os familiares dos bombeiros e, só então, aberto às demais membros comunidade geral.
Em síntese, o curso já formou mais de 1.300 estudantes e, atualmente, conta com quatro turmas de 25 alunos cada. “Muitos jovens e adultos procuram o projeto como uma forma de mudar de emprego, ou ingressar em uma universidade”, enfatiza o diretor do colégio, o coronel Albert Arruda. “Por isso, é um projeto importante na vida das pessoas que querem ter a oportunidade de crescer profissionalmente”, conclui.
Por fim, para quaisquer esclarecimentos, e/ou dirimir dúvidas, manter contato com o subtenente CAVALCANTE (85) 98831-4833 (Whatsapp).