CMCB participa da homenagem ao Herói João Nogueira Jucá

12 de agosto de 2019 - 09:03 # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou neste domingo, 11 de agosto, de uma homenagem ao Herói João Nogueira Jucá, após 60 anos de seu ato de bravura, realizada na Capela do Hospital Dr. César Cals e na Praça Capistrano de Abreu, conhecida popularmente como Praça da Lagoinha.

Esta inciativa foi organizada por médicos e servidores da saúde do Estado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, contando com a presença de servidores do Hospital César Cals, parentes homenageados e escolas públicas e particulares, onde destacamos a presença de uma representação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB.

Depoimentos

Durante a solenidade de homenagem, alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros que participaram do evento disseram como podem também ajudar quem precisa. Em tempos de depressão e distanciamento, ouvir o outro e ter empatia pode fazer a diferença. “A gente vive muitos males psicológicos que não se curam da noite para o dia. É preciso perceber isso e ter empatia para descobrir o que o outro está sentindo”, afirma Monyque Lima, 16.

“Um amigo estava em depressão, sofrendo com problemas familiares. Eu conversei, ele contou o que estava vivendo e eu disse que a vida era mais do que aquele sofrimento”, diz Gustavo Barros, 15. Ser um herói pode estar aquém de arriscar a própria vida, e sim em prestar uma ajuda cotidiana a quem, muitas vezes, quer apenas uma escuta.

Nas palavras do Coronel Comandante-Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), ZÉLIO Menezes, disse: “ser bombeiro é doar-se em favor do próximo sem fazer acepções de pessoas.” – O lema do Corpo de Bombeiros é “Vidas Alheias, riquezas salvar”, e, Jucá, com sua simplicidade e coragem, fez jus a este lema, sem nem mesmo cobiçar ou idealizar a importância de tal heroísmo.

Já o atual Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Luís Eduardo Soares de HOLANDA, “acredita que honrar o ato de bravura do estudante João Nogueira Jucá, como o Corpo de Bombeiros Militar fez ao criar a Medalha João Nogueira Jucá, para homenagear os bombeiros militares por atos de abnegação, filantropia e ações que a ocorrem, por meio do risco da vida dos bombeiros do Estado. Não somente prestigia e homenageia tais feitos, mas ao passá-los aos alunos do CMCB, torna-se legado de moral, ética e de exemplo a ser destacado como processo e instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, fortalecendo o processo de desenvolvimento individual e social, como modo de contribuir no processo ensino aprendizagem, com este mister que incentivamos e estimulamos a prática social e promoção das efemérides com este teor, como legado de formação cidadã, moral e ética”.

João Nogueira Jucá

João Nogueira Jucá é considerado herói pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, por sua atitude destemida em ajudar e salvar pacientes de um incêndio da então Casa de Saúde Dr. César Cals. No entanto, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito em 11 de agosto de 1959.

O fogo foi provocado por uma explosão no depósito de éter da antiga Casa de Saúdes, ao passar pelo local, após uma aula de halterofilismo, o estudante João Nogueira Jucá ao presenciar o fogo e pedidos de socorro, não se furtou em ajudar na retirada de pacientes, principalmente de crianças que se encontravam internadas no interior do prédio. Infelizmente, um tubo de oxigênio explodiu próximo ao estudante e o atingiu.

O dia do estudante, também nominado dia do aluno ou ainda dia do discípulo, é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto, a data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I. No Ceará, por conta do estudante João Nogueira Jucá, falecido em 11 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar e o CMCB prestigiam e comemoram esta efeméride, lembrando os feitos heroicos e bravios do estudante João Nogueira Jucá.