Passagem de comando do pelotão especial

3 de março de 2020 - 14:55 #

PASSAGEM DE COMANDO DO PELOTÃO ESPECIAL

 

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) realizou nesta segunda-feira, 02 de março, a formatura de passagem de comando do Pelotão Especial (PE) e despedida dos alunos do 3º ano do ensino médio.

A passagem de comando contou com a presença do Comandante/Diretor do CMCB, do Coordenador Pedagógico, da Companhia de Alunos e de Professores, além de familiares dos alunos.

PASSAGEM DE COMANDO

A aluna 1º Tenente Letícia Loureiro Dantas, do 3º Ano do Ensino Médio passou o Comando do Pelotão Especial ao aluno Subtenente Ediel Maciel Belchior de Oliveira, do 2º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade transmitirão também os seus cargos, a aluna Aspirante Caroline de Castro Dias, o Subcomando do Pelotão Especial à Aluna Subtenente Laís Landim da Cunha e a Aluna Capitão Priscila Moura Marinho de Oliveira, o Comando do Neo PE à Aluna Subtenente Paloma Ferreira Ramos.

H ISTÓRICO DO PELOTÃO ESPECIAL

 

No dia 11 de abril de 2003, formava-se a primeira turma do Pelotão Especial do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Este Pelotão foi idealizado pelo então Major QOBM Roberta Monteiro para suprir a necessidade de um grupo de alunos voluntários que se destacavam em seu comportamento e disciplina, e que pudessem representar o colégio em solenidades cívico-militares. A missão de estar à frente do grupo foi repassada, inicialmente, ao, então, Subtenente BM Mathias que permaneceu na função nos períodos de 2002 a 2004, auxiliado diretamente por um aluno do 3° ano do Ensino Médio integrante do Pelotão Especial, o qual exerce a função de Comandante. A honrosa função de Aluno Comandante foi exercida pelos seguintes discentes (de 2002 a 2020):

Discurso da Aluna Capitão Karla Karine Freitas Félix, do 3º Ano do Ensino Médio:

Boa tarde!

É com grande honra que hoje, o terceiro ano do ensino médio, turma de 2020, passa a diante os cargos do Pelotão Especial.

Hoje, deixamos o nosso legado, nossa história e com um aperto no peito, parte de nossa farda.

Vamos sentir saudade. Saudade desse braçal que adorna nosso ombro e nos lembra de nossa responsabilidade, desse fiel que muitas vezes ficou preso nas portas e catracas. Vamos sentir falta do tão confortável punho cerrado. Olhar-se no espelho já não terá a mesma emoção, mas o que aprendemos dentro dessa família, será eternizado.

E é esse aprendizado que o terceiro ano leva para a vida. Por que fazer parte dessa tribo é muito mais do que um coturno engraxado, uma fivela limpa ou um cinto a três dedos da ataca. Significa nunca desistir de enfrentar um obstáculo, nem quando tartarugas surgem no caminho do 7 de Setembro, jamais erraremos o nosso passo, jamais desviaremos dos nossos objetivos.

O que encerra hoje é apenas um capítulo de nossa história. E que mesmo com tanto spoiler não tirou a emoção desse final. Quando nos formarmos levaremos para a vida adulta a contribuição dessa família.

Hoje, daremos o nosso último fora de forma. O nosso último grito de disciplina, honra e coragem. Pela última vez nossas vozes ecoarão por essa instituição formando palavras tão costumeiras.

Pelotão Especial, começamos exatamente onde deveríamos começar e chegou o momento se seguirmos nossa marcha, rumo à realização de nossos sonhos, “de alma, corpo e coração”.

Deixam de integrar o Pelotão Especial os alunos:

Aluna 1º Tenente Letícia Loureiro Dantas (Ex-CMT do PE);

Aluna Aspirante Caroline de Castro (Ex-SubCMT do PE);

Aluna Capitão Priscila Moura Marinho de Oliveira (Ex-CMT do NEO PE);

Aluna Aspirante Amanda Sampaio Vieira (Ex-SubCMT do NEO PE);

Aluna Aspirante Monyque Elen Lima da Silva (Ex-Secretária do PE);

Aluno Sub Tenente Ryan Barbosa da Silva (Ex-Secretário do NEO PE);

Aluna Capitão Karla Karine Freitas Félix;

Aluna Aspirante Drielly Maria Correa Rodrigues;

Aluno Mário Vitor Oliveira da Silva.