Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2 de abril de 2022 - 11:22

Você sabia que atualmente 80% das 305 crianças atendidas pelo Atendimento Educacional Especializado do CMCB fazem parte do espectro autista? O Transtorno do Espectro Autista refere-se a uma ampla gama de condições caracterizadas por dificuldades nas áreas de habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 160 crianças no mundo são autistas, enquanto estima-se que existam no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas dentro do espectro de condições que caracterizam o autismo.

Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram durante o mês inteiro, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é aprofundar as discussões sobre o autismo, incentivando a inclusão do autista em sociedade e ajudando a fomentar a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.

Ainda não se sabe ao certo quais as causas do autismo. Acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética: alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação. Porém, é fato que famílias com um filho autista têm mais chances de ter outro filho com o Transtorno do Espectro Autista.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CMCB tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.