Dia da Astronomia: disciplina que estuda o universo auxilia na formação dos alunos do CMCB

8 de abril de 2022 - 14:21

A Astronomia nos permite responder a questões sobre a nossa origem, além de auxiliar o ser humano a entender o sistema onde vive e trazer descobertas importantes que influenciam nosso dia a dia. Essa importante ciência, que estuda o universo e seus elementos, entre outros fenômenos naturais, tem data celebrada mundialmente nesta sexta-feira, 8 de abril.

Em alusão à data, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) conta um pouco sobre a inclusão da disciplina no colégio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e as conquistas dos alunos. No entanto, a matéria começará abordando dois eventos astronômicos, conhecidos como “superlua” e “eclipse total da Lua”, que serão explicados pelo professor e capitão do CBMCE, Romário Fernandes, que possui especialização em Astronomia. Esses espetáculos astronômicos estão entre os eventos naturais que podem ser vistos nos céus do país a olho nu.

Superlua

A primeira superlua do ano deve acontecer no dia 14 de junho. Nessa data, o satélite estará mais próximo da terra, no perigeu, e, por isso, ficará um pouco mais brilhante. A Lua deve ficar visível durante toda a noite e ser observada a olho nu. Nesse fenômeno, a Lua Cheia pode parecer ainda maior e iluminada no céu, devido ficar mais próxima da Terra.

“A superlua é uma coincidência entre a Lua Cheia e o perigeu. A Lua passando atrás da terra em relação ao sol acontece todo o mês, mas não passa alinhada, promovendo o eclipse. Em agosto haverá uma coincidência da órbita da Lua em relação à Terra. Essa órbita é elíptica, tem um momento de maior proximidade que é o perigeu. Quando há uma coincidência entre o perigeu e a Lua cheia acontece a superlua, pois ela estará super iluminada e um pouco mais próxima da terra. Isso acontece nos meses de junho, julho e agosto deste ano”, explica o oficial. Ele leciona a disciplina, que está incluída na grade curricular obrigatória dos alunos do 7º Ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ).

Outra superlua está prevista para acontecer no dia 13 de julho. A Lua estará na fase cheia e será visível durante toda a noite. Esse fenômeno impacta ainda nas marés, devido acontecer um pico de maré mais acentuado em dias de superlua e Lua cheia.

Eclipse lunar

O primeiro eclipse total da Lua do ano será na madrugada do dia 16 de maio e será visível em todo o Brasil. Terá ainda um eclipse solar no dia 30 de abril, durante a fase de Lua Nova. Ele será um eclipse parcial e será visível no oeste do Rio Grande do Sul.

“O eclipse total acontece quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados. O Sol ilumina a Terra e projeta um objeto iluminado por uma fonte de luz. Cerca de duas ou três vezes por ano acontece o eclipse. A Lua fica coberta com a sombra da Terra. O fenômeno pode ser penumbral, parcial e total. Quando isso acontece, gradualmente a Lua começa a desaparecer e fica avermelhada devido aos raios solares que atravessam a atmosfera, projetando através da Lua”, ressalta Romário Fernandes.

Astronomia na prática 

A Astronomia, desde tempos remotos, revelou-se uma ciência que desperta curiosidade e fascinação em muitas pessoas, e isso não é diferente entre os alunos do 7º Ano do CMCB-ERQ. Esse estudo, de natureza quantitativa, parte da premissa de que a Astronomia possui funções transformadoras, especialmente no estudo das ciências naturais, por gerar recursos para o conhecimento sobre o universo entre os estudantes.

Para o professor e capitão Romário Fernandes, lecionar Astronomia é uma realização profissional. “Inicialmente é uma curiosidade, chama atenção, e a gente transforma em construção do conhecimento nas diversas áreas da ciência. E fazendo dessa forma, os alunos se motivam ainda mais em aprender”, enfatiza.

Desde 2016, a disciplina de Astronomia está incluída na grade curricular obrigatória para os alunos do 7º Ano CMCB-ERQ. A implementação do projeto idealizado pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Francisco Albert Einstein Lima Arruda, iniciou como uma proposta experimental que teve como objetivo motivar os alunos a apreciarem as matérias de ciências exatas.

Premiações nacionais

Desde a inclusão da disciplina, o CMCB-ERQ é destaque em olimpíadas nacionais. A dedicação dos alunos garantiram medalhas em edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Olimpíada Nacional de Ciências e Projetos relacionados à Astronomia. A conquista de premiações nacionais propiciou que os alunos se sentissem realizados e entusiasmados a continuar o projeto.

A instituição de ensino do CBMCE, em 2016, passou a ser a única escola pública do país a possuir uma disciplina curricular obrigatória de Astronomia. A escola conta com 336 medalhas em Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, 40 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes e sete na Jornada Cearense de Foguetes, além de 55 condecorações na Olimpíada Nacional de Ciências, certame no qual a

Astronomia costuma ter um peso relevante, além de ter obtidos dois prêmios nacionais de desenho no Concurso Astronomia em Mãos, um prêmio nacional de redação no Concurso de Astronomia para Estudantes promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, e duas bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em função do desempenho dos alunos.

O aluno do 2° Ano do Ensino Médio, Eduardo Assunção, é destaque no CMCB-ERQ. Ele já ganhou três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, além de um ouro, uma prata e um bronze na Olimpíada Nacional de Ciências. E na Olimpíada Canguru de Matemática ele obteve um ouro e um bronze. “Sempre gostei de Física e Matemática, e a Astronomia engloba todos esses conhecimentos e essa área será a que seguirei minha profissão”, ressalta o aluno.

A iniciativa de inclusão da disciplina na grade dos alunos fomentou também a criação do Curso de Astronomia para Estudantes, observações públicas em eventos de eclipses solares, lunares e outros fenômenos astronômicos aproximando os alunos, docentes e a sociedade do conhecimentos sobre os eventos naturais.

Conhecimento na pandemia

Com a pandemia da Covid-19 e as aulas sendo ministradas de maneira remota, o professor Romário promoveu a criação de um canal no YouTube de acesso aos alunos e ao público. A iniciativa teve como objetivo promover o estudo da Astronomia. Agora, o canal “AstronomicaMENTE” é uma das principais ferramentas de interação com os alunos e conta com mais de 20 mil inscritos no YouTube.