Alunos do CMCB conquistam 97 medalhas nacionais em Astronomia e Astronáutica

11 de julho de 2023 - 10:58


Os alunos do Colégio do Corpo de Bombeiros do Ceará conquistaram 83 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 14 na Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog), totalizando 97 condecorações nas duas maiores competições estudantis nacionais promovidas pela Agência Espacial Brasileira em 2023.

Como consequência dos bons resultados obtidos, 46 alunos do CMCB serão convocados para participar das seletivas para as olimpíadas internacionais de astronomia em 2023. Além disso, três equipes de estudantes da escola foram convocadas para participar da Jornada Brasileira de Foguetes, um evento que ocorre no mês de novembro, na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, envolvendo os alunos que obtiveram os melhores alcances em lançamentos de foguetes durante a Mostra em suas próprias cidades.

Os números expressivos coroam uma trajetória de sete anos dedicados à astronomia na escola, que é a única instituição de educação básica do país a contar com uma disciplina obrigatória de Astronomia no currículo. De lá para cá, foram nada menos do que 623 medalhas obtidas, no total, na OBA e na MoBFog.

“As olimpíadas funcionam como um norte para a nossa disciplina, já que oferecem uma premiação relevante que está ao alcance dos alunos todos os anos. Após essa etapa, porém, o processo se desdobra em vários projetos mais práticos, de observação diurna, de observação noturna, de construção de equipamentos, tudo na busca por explorar as possibilidades infinitas que o tema nos oferece”, explica o capitão Romário Fernandes, professor de astronomia da escola.

Nesse ano, além de terem ido diversas vezes ao Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar, para aulas práticas, os integrantes do AstroRQ, o clube de astronomia do CMCB, visitaram a Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará, que abriga um museu científico interativo e um observatório astronômico, e deverão viajar para o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, bem como para o interior do Ceará, para atividades de observação.

“Procuramos dar todo o apoio para a concretização dos projetos nessa área tão importante para a formação dos alunos. Entendemos que a astronomia abre horizontes inimagináveis e, por isso, todo estímulo é valioso”, avalia o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima, comandante do CMCB.