EJA do CMCB forma duas novas turmas

30 de junho de 2022 - 17:54

A Educação de Jovens e Adultos do CMCB formou, na noite desta quarta-feira, as turmas H e I do projeto. Foram vinte e sete concludentes, com idades entre 18 e 70 anos, que passaram a ostentar o diploma de Ensino Médio, com todas as portas que a posse deste documento abre ao seu possuidor.

Antes da entrega dos diplomas, conduzida pelo diretor do CMCB, tenente-coronel Albert Arruda, pelo professor Justo Barros, coordenador pedagógico da EJA, e pelos professores e monitores do curso presentes à solenidade, receberam o Certificado de Honra ao Mérito os alunos Raimundo Bernardo da Silva Filho, que concluiu o curso com a maior média final, e Lusilene dos Santos da Silva Moraes, que concluiu o curso com a maior assiduidade.

Lusilene, que foi também a oradora da turma, fez, ao final da entrega dos diplomas, um discurso emocionado de agradecimento à equipe da EJA, que culminou com a leitura do poema A Força do Professor, de Bráulio Bessa.

Palavra aberta, depoimentos carregados de reverência e gratidão foram sendo compartilhados pouco a pouco por alunos, professores e coordenadores.

As palavras finais ficaram por conta do comandante do CMCB e do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, que encerrou a solenidade.

Novas turmas

As inscrições para novas turmas da EJA do CMCB abrem no dia 1º de julho. Os interessados devem entrar em contato com o subtenente Cavalcante, por meio do telefone (85) 98831-4833, ou pelo e-mail: cavalcante@cm.cb.ce.gov.br. A documentação a ser entregue consiste num formulário de pré-matrícula online e no seguinte material, a ser apresentada presencialmente na escola:

– Pasta escolar;
– Originais do RG, CPF
– Comprovante de residência;
– Duas fotos 3×4;
– Comprovante de escolaridade.

A EJA do CMCB

Criada no ano 2000, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz fez a diferença na vida de mais de mil e duzentos estudantes, que foram formados pelo projeto. Atualmente, a EJA conta com quatro turmas, atendendo 100 alunos, sendo 25 por turma. Em razão da pandemia da Covid-19, os estudantes participam das aulas de forma remota.

No início, a EJA tinha o objetivo de formar os bombeiros militares e funcionários da corporação que ainda não haviam concluído o ensino médio. Em seguida, foram incorporados os familiares dos bombeiros e pessoas da comunidade. Antes da pandemia, eram ofertadas 180 vagas, porém a necessidade do distanciamento social impôs uma redução na quantidade de alunos.