Prof. Dr. Francisco José Pinheiro ministra aula para equipes inscritas na ONHB

17 de junho de 2019 - 16:46 #

CMCB recebe palestra do Professor Francisco José Pinheiro

O CMCB recebeu na tarde dessa quinta-feira (13) a visita ilustre do Professor Francisco José Pinheiro, chefe do departamento do curso de história da Universidade  Federal do Ceara na qual explanou sobre seu trabalho para os alunos  da escola que competem na Olimpíada Nacional de História do Brasil promovida pela Unicamp.

Na oportunidade, nossos alunos puderam aprender um pouco mais sobre o ofício de um historiador no trato com as fontes históricas e a importância da pesquisa para a construção do conhecimento. Um dos raros especialistas em paleografia do país, o Professor Pinheiro doou para o acervo da biblioteca do CMCB um volume de sua vasta obra de transcrições documentais sobre o Ceará.

Para o Professor Pinheiro, “sempre bom poder contribuir e interagir na troca de saberes e fazeres junto com os alunos, em especial do CMCB.”

O CMCB está participando da 11ª edição da ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil promovida pela Universidade de Campinas que este ano teve 54 mil equipes inscritas na competição. Pelo CMCB, estão inscritos alunos do 8º ano do ensino fundamental até alunos do 3º ano do Ensino Médio, perfazendo um total de 105 alunos competindo.

A Olimpíada este ano conta de seis fases online semanais e uma fase presencial na sede da Universidade em Campinas. O formato da ONHB é inovador exigindo ampla pesquisa e troca de conhecimentos entre alunos e professores orientadores.

“A competição proporciona ao estudante a oportunidade de acessar documentos e assuntos da história do país não comuns em sala de aula, trazendo um aprofundamento no ensino além do ganho no aprimoramento da interpretação para os alunos envolvidos, ressalta o Professor CB Sudário.”

Se não bastassem os ganhos pedagógicos interdisciplinares para os estudantes envolvidos, a Olimpíada Nacional de História do Brasil também mobiliza não somente os professores de História ( Renan, Valentim, Nery Costa, Jordana, Francisco e Kildery Amorim), mas também os professores de língua Portuguesa ( Cibelle, Gláucia, Hipólito e Milena) e a professora de Artes Karla, sem falar dos ex-alunos participantes das edições passadas.

Os encontros entre alunos e professores ocorrem uma vez por semana no contra turno. Em 2018 o CMCB realizou feito inédito ao conseguir uma medalha de cristal na final presencial. Neste ano a escola proporcionou aulas preparatórias e triplicou o número de participantes.