Começa nova turma da EsIM no CMCB; pela primeira vez, mulheres são maioria

6 de abril de 2022 - 09:53

Nessa semana, uma nova turma da Escola de Instrução Militar do Exército (EsIM) teve início no CMCB. São 18 alunas e 14 alunos do 3º Ano do Ensino Médio que passarão a dedicar duas tardes por semana à prestação voluntária do Serviço Militar, conciliando a atividade com o estudo formal.

Além de ter sido a primeira escola do Nordeste a implantar a EsIM – e, até hoje, a única do país vinculada às Forças Auxiliares a fazê-lo – o CMCB registra esse ano uma peculiaridade: pela primeira vez, há mais mulheres do que homens iniciando o projeto.

“É uma atividade à qual elas não tinham acesso até 2019 e desde que passaram a ter dá pra perceber uma procura crescente. Entendo que isso prova o interesse das mulheres pela carreira das armas, que só não era percebido antes por falta de oportunidade”, avalia o subtenente Moisés, chefe da instrução da EsIM.

Letícia Fernandes, aluna do 3º Ano do EM, é uma das participantes. Ela, que pretende seguir a carreira militar, diz que aguardava desde 2019 a oportunidade para fazer parte da Escola de Instrução.

“É uma grande oportunidade para as mulheres que querem servir ao País, assim como eu, que estou servindo na EsIM. Isso me faz sentir cada vez mais perto de realizar o meu sonho, saber que estou fazendo parte de uma força militar brasileira tão importante quanto o Exército Fico feliz em fazer parte do que eu amo e pretendo seguir para o resto da minha vida”, revela.

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam a prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do Ensino Médio e da Educação Superior. Ao final do ano de instrução, os homens recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM), enquanto as mulheres recebem uma Certidão de Tempo de Serviço Público.

Em ambos os casos, os formados são incluídos na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.