Alunos da EsIM participam de formatura de Incorporação

12 de março de 2023 - 10:58

Os alunos da Escola de Instrução do Exército sediada no CMCB receberam ontem suas boinas e suas insígnias, em solenidade presidida pelo coronel comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto, que contou com a presença do coronel Elpidio Corrêa Vinhote Filho, representando o comandante da 10ª Região Militar, do coronel RR José Duarte Frota, ex-comandante-geral do CBMCE, e do tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do CMCB.

Após entrar marchando, a tropa se perfilou em frente ao palanque e, após apresentação feita pelo aluno 01, Abel Erick, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Além terem recebido formalmente os símbolos distintivos da carreira das armas das mãos de padrinhos e madrinhas, os alunos ouviram palavras do Comandante do Exército, lidas pelo coronel Vinhote, e do comandante-geral do CBMCE.

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam a prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do Ensino Médio e da Educação Superior. Ao final do ano de instrução, os homens recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM), enquanto as mulheres recebem uma Certidão de Tempo de Serviço Público.

Em ambos os casos, os formados são incluídos na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.