Alunos da EsIM recebem boina e insígnia em solenidade militar

12 de maio de 2022 - 06:24

Os alunos da Escola de Instrução do Exército sediada no CMCB receberam ontem suas boinas e suas insígnias, em solenidade presidida pelo General de Divisão André Luiz Allão, comandante da 10ª Região Militar, que contou com as presenças do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, e do comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Zélio Martins.

Após entrar marchando, a tropa se perfilou em frente ao palanque e, após apresentação feita pela soldado veterana da reserva mobilizável Gleiciane Timbó, ex-aluna da EsIM e do CMCB, foram cantados o Hino Nacional Brasileiro e a Canção do Exército.

Além de terem recebido formalmente os símbolos distintivos da carreira das armas das mãos de padrinhos e madrinhas, os alunos ouviram palavras do Comandante do Exército, lidas pela sargento Luanna Botelho, do subtenente Moisés Bastos, chefe de instrução da EsIM, do comandante-geral do CBMCE e do comandante da 10ª Região Militar.

“Eu achei que depois de 41 anos de caserna já não pudesse mais me emocionar por conta de uma formatura militar. Mas vocês me provaram que eu estava enganado. Sua vibração é contagiante e eu me sinto agora um general melhor do que era duas horas atrás” disse o general Allão à EsIM.

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam a prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do Ensino Médio e da Educação Superior. Ao final do ano de instrução, os homens recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM), enquanto as mulheres recebem uma Certidão de Tempo de Serviço Público.

Em ambos os casos, os formados são incluídos na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.

Condecorações

Durante a formatura, o Comandante da 10ª RM, General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, foi agraciado com a medalha do Mérito Rachel de Queiroz, a mais alta condecoração ofertada pelo CMCB. O Subtenente Moisés Bastos, Chefe da Instrução da EsIM 10-001, foi agraciado com título de Amigo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros pelos os relevantes serviços prestados à frente das instruções.

CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001