Turmas do 3º Ano do EM visitam o Museu da Imagem e do Som

8 de fevereiro de 2023 - 11:29

As três turmas de 3º ano do Ensino Médio do CMCB participaram de uma aula de campo nesta terça-feira (8) no Museu da Imagem e do Som do Ceará.

“Foi uma atividade de caráter interdisciplinar e prático pensada para colocar nossos terceiranistas em contato produções artísticas cearenses contemporâneas, que põem a cearensidade em diálogo com a tecnologia e com as formas mais atuais de expressão artística”, explica o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do CMCB, que acompanhou a visita pessoalmente.

Na instalação “Ontem Choveu no Futuro”, os estudantes tiveram uma experiência imersiva, em meio a projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando-os em imagens e sons que buscam explorar várias perspectivas das diversas culturas cearenses.

Já na exposição “Todos juntos, vamos… Leocácio Ferreira”, eles puderam conhecer elementos sobre a vida e a obra do fotógrafo paraibano Leocácio Ferreira (1921-1983), que atuou no Ceará nas décadas de 60 e 70. Leocácio construiu sua própria câmera panorâmica e registrava eventos sociais, esportivos e culturais. Na exposição, são apresentados equipamentos fotográficos criados e utilizados por ele, reproduções fotográficas de sua autoria e vários outros objetos que permitem mergulhar no mundo da fotografia analógica.

Por fim, na exposição “Laboratório dos Sentidos”, montada no Casarão, foi possível interagir em diversos experimentos que exploram limites e possibilidades dos sentidos, inclusive por meio da construção de um filme em stop motion e da montagem de uma trilha sonora em cima de cenas de filmes.