O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB) foi criado provisoriamente em fevereiro de 1998, por meio de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Secretaria da Educação Básica do Ceará, tendo iniciado suas atividades letivas em 13 de abril do mesmo ano.

Localizado na Rua Adriano Martins, nº 436, bairro Jacareacanga, na capital cearense, o educandário herdou as instalações da extinta Escola Estadual de Nutrição Agnus Junes, às quais foi acrescido, por doação federal, o terreno vizinho onde funcionou por muitos anos a Companhia Brasileira de Alimentação – COBAL.

Criado durante a gestão do Governador Tasso Ribeiro Jereissati, teve como primeiro comandante o coronel Antônio Ésio Almeida Silva. Funcionou, naquele  primeiro ano de atividades, com 18 turmas, nos turnos da manhã e da tarde, atendendo a todas as séries da escolaridade regular, exceto as séries concludentes de cada nível (fundamental e médio).

Devido aos resultados apresentados inicialmente e à grande procura da população, o Governo resolveu agregá-lo à SEDUC, inserindo o CMCB no rol das Escolas Estaduais por meio da Lei Estadual Nº 12.999, de 14 de janeiro de 2.000.

Atualmente o CMCB é dirigido pelo tenente-coronel Nilton Regis Carneiro Neves, acompanhado por uma valorosa equipe composta por militares e civis, servidores e terceirizados, que compõem a estrutura de gestão da Escola, ao lado do Corpo Docente composto por professores efetivos e militares da Corporação.

A instituição possui uma estrutura física composta por 25 salas de aula, dois auditórios com capacidade para 150 pessoas e 60 pessoas, respectivamente, sala de Educação Musical, Centro de Multimeios, Secretaria Escolar, Secretaria Militar, Refeitório, Cozinha, duas quadras cobertas poliesportivas, duas piscinas sendo uma semiolímpica, laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática e Redação, três pátios cobertos, banheiros individuais e coletivos, estacionamento, além de outras repartições que garantem o apoio e o bom funcionamento das atividades fim e meio.

Além dos objetivos educacionais previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o CMCB, tem como objetivo preparar os discentes como formadores de opiniões, ousados, empreendedores, participativos, respeitosos dos direitos humanos, solidários e construtores de uma sociedade justa, humana e fraterna, inspirada nos princípios morais e éticos que presidem as relações sociais nas nações livres e civilizadas.

Seu corpo discente atual é composto por 1.075 alunos, distribuídos do 1° ano do Ensino Fundamental 1 ao 3º ano do Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, enquanto o corpo docente é formado por 90 professores, entre civis e militares. Funcionando também no turno da noite o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para os alunos fora de suas respectivas faixas etárias.

Os indicadores educacionais brasileiros estão aí a comprovar. Em matéria de educação, não lhe há tarefa impossível. Movido a desafios, sua glória é formar verdadeiros cidadãos, vocacionados a bem servir sua Pátria e a justa sociedade que a compõe.

Administrativos

Núcleo de Comunicação

Núcleo de Comunicação

  • Assessor de Comunicação

    1º Ten Romário

  • Imagens e Mídias

    Subtenente Auceny

 

Quem é quem

Comandante/Diretor

TC Nilton Regis Carneiro Neves

O tenente-coronel Nilton Regis Carneiro Neves é natural de Fortaleza. Filho de Raimundo Nonato Neves e Maria do Socorro Carneiro Neves, ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará em 10 de fevereiro de 1994. Fez o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal e foi declarado aspirante a oficial do CBMCE em 06/12/1996. É bacharel em Engenharia de Incêndio e em Direito, além de ser especialista em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública. No âmbito da Corporação, iniciou a carreira em unidades operacionais no interior do Estado (Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte), tendo chefiado, nos últimos anos, a Assessoria Jurídica e a Coordenador de Gestão de Pessoas do CBMCE.

Comandante-adjunto/diretor pedagógico

TC José Edir Paixão de Sousa

O tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa é natural de Fortaleza. É licenciado em Pedagogia para o Ensino da Física (UECE), bacharel em Direito (UFC), especialista em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Publica (UFC) e em Planejamento e Gestão em Defesa Civil (Fametro), mestre em Saúde Pública (UFC) e pesquisador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio. Possui curso de Sociologia, Urbanismo e Desenvolvimento Sustentável (TOP China 2011) pela Universidade Imperial de Pequim, de gerenciador de crises pela Guarda Costeira Americana e abordador técnico a tentativa de suicídio pela Escola Superior de Bombeiros da PMESP. É professor do CMCB desde 2001, instrutor da Academia Estadual de Segurança Pública desde 2012, e professor da Universidad Católica de Cuyo, da Argentina, desde 2020.

 

 


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Endereço

Rua Adriano Martins, 436
Jacarecanga, Fortaleza – Ce – CEP: 60.010-590

 

Telefone

(85) 3101.2200